Dra. Vanessa Melo: especialista em Bucomaxilofacial

Plano fechado de uma moça com a mão no rosto, sorrindo

Bichectomia

A bichectomia é um procedimento cirúrgico que tem ganhado destaque nos últimos anos devido ao potencial de remodelar o rosto, no entanto, apesar disso, é importante que você saiba que este procedimento não é apenas estético.

Não apenas por uma questão estética, mas principalmente por indicação do cirurgião-dentista ou de outros profissionais de saúde, pessoas que podem se submeter à bichectomia são aquelas que têm bochechas proeminentes ou gordura facial excessiva e desejam um rosto mais fino.

Bichectomia, quem faz? Os profissionais que podem realizar este procedimento são os cirurgiões bucomaxilofaciais, especialistas em cirurgias da face, boca e maxilofaciais como um todo, e cirurgiões plásticos, focados em procedimentos estéticos faciais. 

A decisão de realizar a cirurgia deve ser baseada na avaliação completa de um cirurgião bucomaxilofacial ou plástico qualificado, que irá verificar a necessidade deste tipo de intervenção.

Afinal, o que é bichectomia? É um procedimento cirúrgico em que as bolsas da chamada gordura de Bichat, localizadas na região das bochechas, são removidas. Isso é feito para reduzir o volume nessa área e pode resultar em um rosto mais afilado e definido.

Não. A bichectomia não é uma técnica de perda de peso. Este procedimento visa apenas reduzir o volume nas bochechas. A cirurgia é indicada para aprimorar a estética facial de pacientes que precisam disso. Quem deseja perder peso precisa seguir outras orientações, conforme indicadas por um médico e nutricionista.

A bichectomia é feita sob anestesia local ou sedação. O cirurgião faz pequenas incisões na boca e remove o tecido adiposo das bolsas de Bichat, por fim, fechando essas incisões. A cirurgia é considerada minimamente invasiva e geralmente leva menos de uma hora para ser concluída.

Como é feito com auxílio de anestesia, a bichectomia não dói. A dor no pós-operatório é suportável, podendo ser controlada com analgésicos prescritos pelo cirurgião.

O pós-operatório exige descanso e repouso total. É importante não tomar sol nos primeiros 7 dias, evitar atividade física e se alimentar bem. O inchaço e a sensibilidade nas bochechas são comuns após o procedimento, a completa resolução e a aparência final acontecem depois de algumas semanas ou meses.

A drenagem pós-bichectomia é muito bem recomendada quando realizada por profissionais experientes. Além disso, é importante aplicar compressas de gelo por fora e se alimentar de comidas geladas, como sucos e sorvetes.

A recuperação após a bichectomia varia de acordo com a necessidade do paciente, mas a maioria dos pacientes pode retornar às atividades depois de quinze dias em média. É importante sempre seguir as recomendações do cirurgião-dentista.

Sim, como em qualquer procedimento cirúrgico, há riscos, como infecção, sangramento excessivo, assimetria facial, cicatrizes indesejadas e danos a nervos. É fundamental escolher um cirurgião qualificado e seguir todas as orientações pós-operatórias recomendadas.

Sim, os resultados são permanentes, pois as bolsas de Bichat são removidas, por isso, o procedimento não é reversível. No entanto, o envelhecimento natural e mudanças no peso corporal podem afetar a aparência facial ao longo do tempo.

Escolher um cirurgião qualificado é indispensável. Certifique-se de que o profissional seja um cirurgião bucomaxilofacial ou plástico com experiência em bichectomia. Peça referências, examine a formação e certificações.

Deseja realizar este procedimento?

Eu sou a Dra. Vanessa Melo, cirurgiã bucomaxilofacial que realiza o procedimento de bichectomia. Se você deseja uma consulta detalhada para discutir suas expectativas sobre este tipo de procedimento cirúrgico, conhecer os riscos e benefícios e saber se ele é apropriado para você, entre em contato.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Vamos te ajudar! Do que precisa?