A cirurgia de siso pode melhorar a aparência facial, a fala e a mastigação. O procedimento é seguro e vai manter a sua saúde bucal em dia. Confira alguns benefícios dele:
A cirurgia de siso, também conhecido como terceiro molar, é um dos procedimentos odontológicos realizados por um cirurgião-dentista bucomaxilofacial. Apesar de muitos sentirem medo, ela é simples e segura.
O dente siso é o último a nascer, ele começa a surgir entre os 17 e 25 anos de idade. Muitas vezes, esses dentes não encontram espaço suficiente para erupcionar, permanecendo inclusos. Isso pode causar problemas como dores de cabeça, inflamação e até infecção. Além de desalinhamento nos outros dentes.
Em casos mais simples, a cirurgia de siso é realizada em consultório. Procedimentos mais complexos têm a necessidade de realização em ambiente hospitalar, tornando o processo ainda mais seguro para o paciente.
Não existe idade certa recomendada, isso vai variar de acordo com o processo de nascimento desse dente. O ideal é ir ao dentista regularmente e sempre manter os exames de imagem atualizados.
A maioria das pessoas têm quatro sisos, mas algumas podem ter menos ou até nenhum. A ausência do dente siso é uma variação normal, pode acontecer.
Depende. Quando não erupcionado, a cirurgia de siso incluso é altamente recomendada. Se eles saíram normalmente, podem ser mantidos na boca, desde que a limpeza da região seja possível de ser feita adequadamente. A decisão de remover ou não os sisos vai depender da avaliação clínica em conjunto com exames de imagem.
Durante a cirurgia de siso, o profissional bucomaxilofacial realiza pequenos cortes na gengiva, para acessar o dente. Em seguida, ele o remove completamente e cuidadosamente.
O tempo de remoção do siso vai variar de acordo com a complexidade do caso. A cirurgia pode ser realizada em 10 minutos, 30 minutos ou mais, depende da necessidade de cada paciente.
A cirurgia de siso não dói. Ela é feita com auxílio de anestesia local, podendo ser feita também com sedação de óxido nitroso. A escolha vai depender da preferência do paciente e também da complexidade do caso.
Antes da cirurgia de siso, o paciente precisa passar por uma avaliação prévia, onde o cirurgião bucomaxilofacial irá solicitar exames de imagens, como tomografias e radiografias. Eles vão mostrar a posição exata do dente, o que vai resultar em decisões assertivas quanto à abordagem da cirurgia.
No geral, o pós-operatório da cirurgia de dente siso é tranquilo. É indispensável que o paciente siga as recomendações passadas pelo cirurgião-dentista, tome os medicamentos necessários com responsabilidade, higienize bem a região e fique de repouso pelo tempo recomendado.
No início do pós-operatório, seja em cirurgias mais ou menos complexas, pode haver um leve sangramento. Além disso, as bochechas podem ficar inchadas. No entanto, o processo é tranquilo. É importante realizar uma boa higiene oral, comer alimentos leves e saudáveis e ficar de repouso.
Se você ainda não fez uma avaliação para verificar a necessidade da remoção do seu dente siso, é importante consultar um cirurgião bucomaxilofacial. Eu sou a Dra. Vanessa Melo e posso te dar orientações detalhadas e garantir uma experiência confortável durante sua cirurgia de siso. Entre em contato para saber mais!
Automated page speed optimizations for fast site performance