A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico avançado que visa corrigir deproporções na mandíbula e maxila, proporcionando benefícios estéticos, funcionais e de saúde.
Ela é realizada por um cirurgião bucomaxilofacial, especialistas em cirurgia da face e da cavidade bucal, como eu, Dra. Vanessa Melo. Esse procedimento é seguro e feito com auxílio de uma equipe multidisciplinar.
Ortognática, o que é? Este procedimento envolve a reposição, redução ou avanço das estruturas ósseas da mandíbula e/ou maxila, alinhando-as de forma harmônica com o restante da face. Esse procedimento é realizado com auxílio de anestesia geral, garantindo mais conforto e segurança ao paciente.
Para pacientes com assimetria facial, como queixo pequeno ou queixo grande, desarmonia esquelética, má oclusão, mordida cruzada, aberta ou profunda ou outros problemas que não podem ser corrigidos apenas com o tratamento ortodôntico convencional.
Eles podem causar uma série de problemas, incluindo dificuldades na fala, na mastigação, respiração inadequada, dores faciais, apneia do sono, distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) e até mesmo problemas de autoestima devido à estética facial comprometida.
A cirurgia ortognática é um procedimento especializado que requer uma equipe multidisciplinar. O cirurgião bucomaxilofacial trabalha em colaboração com ortodontistas, que auxiliam na preparação do paciente antes da cirurgia e no pós-operatório.
Além disso, durante a cirurgia, trabalham em conjunto com anestesistas e outros bucomaxilofaciais. No pós-operatório, também contam com o auxílio de fisioterapeutas, que auxiliam na recuperação do paciente.
Antes da cirurgia ortognática, os pacientes passam por uma avaliação detalhada, realizando exames de imagem, como radiografias e tomografias. Depois disso, o procedimento será planejado de acordo com as necessidades específicas do indivíduo.
A maioria dos pacientes retorna às suas atividades normais em algumas semanas, mas no geral, a recuperação dessas cirurgias variam de acordo com cada indivíduo. É importante sempre seguir as recomendações do cirurgião, repousar e tomar os medicamentos recomendados de forma correta.
O paciente não sente dores durante o procedimento, pois essa cirurgia é realizada com anestesia geral. No pós-operatório, o paciente pode ficar com inchaço na região da mandíbula, que melhora com o tempo.
Sim! Seja uma cirurgia ortognática classe 3 ou 2, por exemplo, este tipo de procedimento está no rol de coberturas da ANS, Agência Nacional de Saúde. Este é o órgão que regulamenta os planos de saúde no Brasil.
Agende sua consulta, posso te ajudar a conduzir a solicitação da sua cirurgia ao seu plano de saúde da melhor maneira possível.
A ortognática visa resolver questões de maneira abrangente, proporcionando resultados notáveis em termos estéticos, alívio de sintomas decorrentes do desalinhamento e tratando dificuldades funcionais.
Um aspecto gratificante da cirurgia ortognática é a transformação na qualidade de vida dos pacientes. Além de aliviar problemas de saúde associados, como apneia do sono, por exemplo, os resultados desse procedimento resultam em:
Se você sofre com desalinhamentos maxilofaciais que afetam sua qualidade de vida, a cirurgia ortognática pode ser a solução que está procurando. Se desejar, me procure para uma avaliação detalhada e criaremos juntos um plano de tratamento personalizado.
Este tipo de cirurgia é realizado em ambiente hospitalar. Através dele, é possível alcançar não apenas um sorriso harmonioso, mas também uma mordida mais confiante e saudável.
Automated page speed optimizations for fast site performance